Visualizações de Página

terça-feira, 8 de março de 2016

Um Sonho Chamado Universidade Pública - Minha Trajetória




   Eu estava cansada de fazer parte de uma estatística governamental barata, mas como tudo se resume a isto, eu tomei a coragem para fazer o que muitos consideram como loucura: eu abandonei a minha zona de conforto para continuar fazendo parte de uma estatística, só que melhor, uma estatística não massificada. Eu fui atrás de um sonho chamado FEDERAL. Eu confesso que não foi nada fácil, vou resumir um pouco minha trajetória: eu precisei abdicar de muitas coisas na minha vida que não imaginaria ficar sem um dia. Toda escolha, uma renúncia, sabemos disso. Eu precisei me libertar de todos os círculos viciosos ao meu redor e principalmente, eu precisei me libertar da minha falta de positividade, fé e vontade, que se instalou quase que permanentemente devido às frustrações e os anos de reprovação que até então, eu os denominava de “fracasso”, erroneamente, pois hoje percebo que ainda que algumas pessoas considerem isso um clichê, tudo acontece no momento certo e isto não é quando queremos, mas quando estamos preparados para lidar com todas as consequências de nossas escolhas. Certamente, a essa altura da leitura, você já deve ter imaginado que sou uma pessoa que acredito em Deus, porém minha crença diz muito além do “uma hora as coisas acontecem”, ela me diz: “as coisas acontecem no tempo certo quando você faz por onde também”. Acredite isso mudou completamente a minha visão de mundo. Ainda que a vida nem sempre coopere com as nossas vontades, mudar a nossa vida para melhor só depende de nós, ainda que isso pareça impossível ou que todos ao teu redor te impeçam de seguir a sua vida como você deseja, há sempre uma maneira de mudar. Ninguém irá fazer isso por você e tão pouco as pessoas irão deixar de viver suas vidas por sua causa. Parece triste e até é, porém os círculos viciosos podem até prejudicar a vida das pessoas a nossa volta, mas nos afetam muito mais. Não temos nenhuma obrigação de sustentar relações que não nos diz respeito diretamente. Quando você assume as rédeas da sua vida, isso tudo acaba se modificando naturalmente. Enfrente! A mudança precisa e irá acontecer. Se acontecer naturalmente, é bem provável que tome proporções piores do que já estão, mas se você lutar para, não tudo ficar perfeito, mas pelo menos se ajeitar dentro de você, o rumo da vida será diferente. Foi trabalhando isso tudo dentro de mim que eu atingi um dos meus maiores sonhos: o de entrar em uma universidade pública. Após cinco anos de muita luta, perdas, noites sem dormir, dias sem sol e noites sem lua, supostos amigos abandonando e dizendo que eu era incapaz. Só restou uma única voz dentro do meu coração dizendo: “uma hora você irá conseguir, não desista”. Deus fala conosco de diversas formas, o fato é que nem sempre estamos ligados a Ele para conseguir ouvi-lo. Quando eu decidi mudar a minha vida foi quando ela, de fato, se transformou. E não, não foi da noite para o dia. Há muita chuva e pedra no caminho, muitas frustrações, coisas que sempre fogem do controle e um medo insuportável de todo seu esforço, no final das contas, ir por água abaixo. Mas o sonho aliado à disciplina e força mudam sempre os rumos da história. Ninguém pode nos impedir de crescer e o conhecimento é a única arma poderosa que não podem tirar de você, que ironicamente ou não, só levaremos isto quando partirmos deste mundo. 

Após tanto tempo persistindo, eu finalmente ingressei em uma universidade pública federal. Eu não me arrependo. Faria tudo novamente, se preciso fosse.

A força está dentro de nós. Coragem, amigo! Você PODE mudar a sua vida.


Nenhum comentário: